Autista é escolhido para presidir a ONDA-Autismo pela primeira vez

Autista é escolhido para presidir a ONDA-Autismo pela primeira vez

Decisão é um marco na jornada da conscientização e inclusão das pessoas com TEA na sociedade brasileira

A ONDA-Autismo — Organização Neurodiversa pelos Direitos dos Autistas —, que tem como missão promover e/ou fazer cumprir as políticas públicas com base nos direitos das pessoas com TEA, dá mais um passo enorme na direção da verdadeira representatividade das pessoas autistas em nossa sociedade.

Firmando-se definitivamente como uma das grandes instituições em nosso país, quando tratamos do espectro do autismo, na vanguarda do respeito aos conceitos da neurodiversidade, do lugar de fala e do protagonismo dos autistas, a Rede me anunciou como seu novo presidente: “Fábio Cordeiro, 41 anos, autista e ativista da causa, para exercer o papel de liderança, dar voz e trabalhar em prol de toda comunidade do autismo, contribuindo com seu olhar e sua vivência com a perspectiva e visão de alguém que vê o mundo do lado de dentro do espectro, e que busca para que a maneira de existir das pessoas autistas, seja respeitada com mais equidade, sem preconceito e intolerância”.

A importância de termos a frente da ONDA-Autismo uma pessoa que estampa um dos valores fundamentais nessa caminhada, o que clama por “nada sobre nós sem nós”, nada sobre as pessoas autistas sem que os principais envolvidos, os próprios autistas, sejam ouvidos e realmente levados em consideração, que suas demandas sejam sanadas, é o maior ganho que a comunidade autista poderia ter nesse sentido, pois ao constituir essa nova fase de organização e trabalho, fica claro o objetivo e os caminhos que essa organização busca seguir.


Primeiras palavras

Minhas primeiras palavras, como presidente da ONDA-Autismo foram:

Recebo essa missão com muito orgulho e estejam certos que podem contar comigo para o que for possível na luta por inclusão e respeito.

Às pessoas autistas, contem comigo! Eu não sou a voz do autismo, mas busco dar voz aos Autistas. Através de mim sintam-se representados e tenham a liberdade para contribuir com suas experiências para que cresçamos juntos.

Aos pais, mães, todos os familiares, profissionais e pessoas simpatizantes a causa, também podem contar comigo para alcançarmos o bem comum. Aqui busco união, porque unidos é que alcançaremos nossos objetivos.

O protagonismo autista importa, representatividade importa, a voz dos autistas importa e agora é a vez do autista. Venham comigo!

Fabio Cordeiro - Presidente ONDA-Autismo