Hoje é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Hoje é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Por ONDA-Autismo

Muitos não sabem, porém a pessoa autista é pessoa com deficiência e tem os mesmos direitos garantidos por lei.

Devido a esse desconhecimento, não é incomum que pessoas com TEA tenham seus direitos cerceados por puro desconhecimento.
E quando digo desconhecimento, não estou falando apenas do fato de não saberem que quem está dentro do espectro é PcD, existe ainda o agravante de que, por não enxergarem as dificuldades as quais envolvem a pessoa no TEA, presumem que esse ou aquele direito não deveria caber para a condição do autismo.

Então, não é incomum alguém achar que pessoas autistas não deveriam ter certos direitos iguais aos de outras pessoas com deficiência, porque não estão vendo o motivo que os justifiquem.

Primeiro, quero dizer que acho supernormal que a pessoa não veja ou não entenda onde estão certas dificuldades no autismo, porque, para entender, tem que conhecer sobre autismo, e a maioria da sociedade não conhece. Não concordo com que a pessoa, mesmo não entendendo, ache algo sobre algum direito ser válido ou não, ser necessário ou não.

A regra básica é, se não entende, melhor não opinar e nem achar nada. Então, o erro não está em não ver o porquê, mas sim em achar que alguém não deva ter tal direito simplesmente porque não acha justo.

Mas, o intuito é sempre informar e conscientizar para que cada vez mais pessoas entendam sobre TEA, e a data de hoje é propícia para isso já que chama atenção para a causa das pessoas com deficiência. Então, vamos entender juntos como se dão essas questões no autismo.

Para exemplificar, nada melhor do que usar fatos do dia a dia para demonstrar as dificuldades. Só voltando um pouquinho, vou explicar o que é ter uma deficiência perante a lei, e aí vou relacionar com o autismo só para ficar mais claro.

Então, segundo a lei, considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

§ 1º A avaliação da deficiência, quando necessária, será biopsicossocial, realizada por equipe multiprofissional e interdisciplinar e considerará:

I - os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;

II - os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;

III - a limitação no desempenho de atividades; e

IV - a restrição de participação.

Então, vamos lá! Só para as pessoas terem uma noção do que é esse impedimento de que a lei fala e que os Autistas têm, vou citar alguns poucos exemplos:

Pense aí…
Para ir ao mercado ou a uma loja qualquer, antes, você precisa se preocupar se vai ter muita gente, muitos cheiros?

Para ir a uma festa, você precisa pensar se vai ter muitas luzes ou muitos barulhos?

Antes de pegar um ônibus, você precisa pensar se vai ter muita gente tocando em você?

Para ir a qualquer lugar, você precisa se preocupar com o caminho que vai seguir, que tem que ser sempre o mesmo e se tiver que mudar por algum motivo aquilo será um problema?

E mais, se tiver que ir a algum lugar novo, um restaurante, um parque, um lugar qualquer que você não conhece, e aquilo te deixar tão tenso que te impossibilite?

Pense se já teve que passar 3 horas para conseguir que seu filho colocasse uma roupa ou escovasse os dentes mesmo que seu compromisso fosse em 1 hora?

Claro, como eu disse, esses são pequenos exemplos dentre tantos outros que são barreiras que podem impedir a pessoa de ter igualdade de condições com as demais. São impedimentos, pois tudo isso sobre o que falei não é questão de a pessoa não gostar de luz, de barulho, de cheiros, e sim são coisas que muitas vezes a impedem de ir e vir, de usufruir do seu lazer, de estudar, de trabalhar. Coisas que, para os demais, são tão simples e básicas, mas que, para a pessoa Autista, podem causar crises tão grandes que podem fazer a pessoa se ferir, ferir os outros, ter depressão, isolar-se, ficar sem comer porque não conseguiu fazer suas compras, ficar sem um atendimento médico porque tinha fila para marcar consulta, e assim por diante.

Então, não é uma questão do que alguém possa achar sobre o direito que a pessoa autista tem como qualquer outra pessoa com deficiência. É questão de ser um direito necessário e que tenta trazer um pouco mais de equidade e que, mesmo assim, ainda não traz igualdade de condições, pois, com todos os direitos garantidos em lei, ainda vemos todos os dias pessoas autistas sendo privadas de usufruí-los.

E muito dessa privação vem por parte de pessoas que, mesmo sem entender, julgam que a pessoa com TEA não precisa disso ou daquilo.

Então, aproveitem esse dia 3 de dezembro, Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, para aprender sobre o Transtorno do Espectro do Autismo e também sobre outras condições para que você e toda a sociedade possam ser cada vez mais justos e inclusivos.