Sou autista, e o orgulho é meu!

Sou autista, e o orgulho é meu!

Por Jeane Rodrigues
Autista e mãe atípica
Conselheira Estadual MG da ONDA-Autismo
Psicopedagoga; Terapeuta ABA; Escritora


No dia 18 de junho, celebramos o “Dia do Orgulho Autista”.
E, nesse dia, o orgulho é nosso: de todos nós, autistas.
Eu me orgulho muito de ser quem sou e como sou.
Orgulho-me de todas as vezes que venci minhas crises ao longo da vida, sem diagnóstico e, consequentemente, sem nenhum tratamento adequado.
Orgulho-me também das crises que venho vencendo após o diagnóstico, pois não se tornaram mais fáceis em razão dele.
Orgulho-me dos meus pés quase sempre descalços em razão do incômodo que sinto ao usar sapatos. Mas também me orgulho muito das inúmeras vezes que consegui e consigo permanecer calçada; mesmo contra minha vontade.
Orgulho-me das minhas estereotipias. Sim! Orgulho-me delas. Porque são a forma mais saudável e genuína de me autorregular e não trazer maiores prejuízos a mim ou aos outros.
Orgulho-me da minha dificuldade de compreensão sobre aquilo que não é objetivo ou claro o suficiente. Orgulho-me da minha literalidade e das muitas vezes que fui buscar no Google o significado de uma piada ou frase de duplo sentido. E me orgulho, porque, apesar de viver numa sociedade que, muitas vezes, preza pela linguagem gestual e silenciosa, pelo sarcasmo e pela ironia, ainda consigo me expressar e não me envergonhar por ter que pedir que repitam ou que me expliquem muitas vezes. Eu quero e posso compreender!
Sei que, nesse dia, muitos pais, mães, profissionais, amigos de autistas irão se pronunciar sobre o “Orgulho Autista”.
E sinceramente fico feliz que seja assim.
Mas quero que saibam que, nesse dia, o orgulho é meu.