O que você fará a seguir?

O que você fará a seguir?

Dê uma chance ao estranho, ao diferente. Permita-se aprender com aquilo que não Ihe é
comum aos olhos, que lhe gera desconforto e algumas vezes Ihe desperta raiva. Não deixe seu mundo se resumir às suas confortáveis convicções. Tomar consciência é um despertar, deixe acontecer a tão necessária (r)evolução pessoal.

Sei que é um pouco estranho uma pessoa autista como eu estar aconselhando você a fazer essa mudança no seu comportamento, pois eu, como alguns outros autistas, tenho pouca tolerância a mudanças ou surpresas.

Atualmente, eu mesmo tenho dificuldade em dar chance ao diferente. Hoje, tenho 40 anos e, durante a vida, fui de várias formas ignorado e rejeitado por grupos e pessoas. Sim, eu sei que, na maioria das vezes, não respondi da forma que era esperado pela sociedade. Essa jornada me moldou de uma forma rígida, fez-me uma pessoa forte, que não necessita de pessoas ao redor para ser feliz. Uma pessoa solitária de amigos, mas confortável com isso. Atualmente, prefiro assim, sou feliz com o pouco (o suficiente para mim) que tenho.

Mas não vim falar sobre mim. Venho, através deste pequeno relato, expor que existe, neste
momento em que você está lendo, uma criança, um adolescente ou adulto autista sendo rejeitado por outros num parquinho, na escola ou no serviço. Então, reitero. Dê uma chance para você conhecer uma pessoa autista. Num primeiro momento, você só conseguirá talvez perceber todos os defeitos que essa pessoa tem, mas, se você Insistir, poderá sentir as maravilhas e as surpresas que essa pessoa pode Ihe mostrar no dia a dia e aprender um pouco com as dificuldades e com as diferenças dela.

Dê a si mesmo a oportunidade de se transformar numa pessoa melhor para você mesmo, para essa pessoa que você resolveu conhecer e, consequentemente, para toda a sociedade. Construa uma sociedade na qual não existam pessoas que se sentem confortáveis em não terem amigos.

E agora, com essa consciência que lhe ofereço neste mês de abril, mês que marca uma data de conscientização sobre o autismo, conta aí o que você fará com isso daqui pra frente? Como escolherá agir daqui para sempre?

Ass: A pessoa autista no seu lado