Mapeando o mundo do Autismo: As novas práticas de estimulação multissensorial para um desenvolvimento pleno no Autismo

Mapeando o mundo do Autismo: As novas práticas de estimulação multissensorial para um desenvolvimento pleno no Autismo

Nora Cavaco, PhD em Autismo
Psicóloga da Educação e Reabilitação


O conhecimento que as pesquisas atuais nos dão sobre o autismo possibilita-nos numa fase precoce do desenvolvimento humano, enquanto técnicos e pais, uma atuação cada vez mais ajustada e eficaz, no sentido de após o conhecimento do potencial da mesma na fase em que se encontra, conduzir a pessoa autista a uma maior funcionalidade na sociedade em que se insere.

Na ausência de um trabalho multidisciplinar que visualize a pessoa com autismo como um ser bio-sócio-psico-histórico e cultural, a mesma perpassa pelo estigma das incapacidades e inabilidades como sendo as definidoras do seu destino durante toda a vida. Deste modo, leva-se em consideração muito mais os aspectos sintomáticos do transtorno do que a procura de estratégias intervenientes para a superação das dificuldades encontradas. Desta forma, é na prática que tudo se vislumbra, dado que a maneira como agimos reflete os nossos valores, as nossas atitudes e a sensibilidade que temos em relação a determinadas situações e problemáticas com que nos deparamos diariamente no contexto educativo, com as crianças com quem trabalhamos.

Após longos anos de estudo e pesquisa com evidencias na prática profissional, foi elaborado um plano de acção, pelo The Nora cavaco Institute – International Center of Neuropshychology & Autism e o Centro Clinico Algharb de Portugal, que visa o desenvolvimento pleno, harmonioso e equilibrado da pessoa, considerando a faixa etária em que a mesma se encontra, assim como, o potencial preservado e as capacidades cognitivas, psicossociais, afectivas e comportamentais que a mesma revela. A intervenção psicológica é assim desenhada para a pessoa nas suas singularidades, respeitando os seus interesses, motivações e em simultâneo utilizando os recursos matérias e tecnológicos da actualidade. Através da utilização de jogos interactivos projectados nos ambientes circundantes da criança, jovem e/ou adulto, com enfoque motivacional permite à pessoa a aquisição e consolidação de habilidades em prol de desenvolvimento mais sustentável e feliz! Esta intervenção com a utilização dos mais variados estímulos, sonoros, visuais, imagéticos concretos e abstractos contribui para uma assimilação e consolidação das mais variadas aprendizagens. A prática terapêutica com incidência no entendimento de crenças existentes, assim como, as emoções presentes e adquiridas e os comportamentos desde os mais peculiares aos mais generalizados dentro do quadro do neurodesenvolvimento presente, pretende no respeito pelo potencial e limitações da pessoa em questão, proporcionar-lhe outras formas de aprender, respeitando as bases do processo de ensino-aprendizagem (se é autista, disléxico ou ansioso, depressivo…)do quadro clínico e ludicamente, activando todos os sentidos do SER, proporcionar-lhe e promover novos saberes e adquirir aprendizagens sobre técnicas possíveis de utilização diária nos mais diversos contextos (casa, escola…) que o ajudem a lidar com as circunstâncias da vida, superando assim possíveis limitações (autolimitações e limitações ambientais/sociais).

A Intervenção Psicocomportamental Multissensorial visa de forma gradual, do mais simples ao mais complexo, proporcionar novos ambientes, aprender dentro dos ambientes que inicialmente podem ser considerados problema (projecção de ambientes, casa, escola, sala de aula, palavras, letras, sono, alimentação, relaxamento, canalização de energia…) para que novas crenças (positivas e estruturantes) surjam e se consolidem, visando uma maior e ajustada funcionalidade na sociedade.
Este passo-a-passo é desenvolvido minuciosamente numa interface lúdica e psicoterapêutica visando o melhor para as nossas crianças, jovens e adultos. Muitas vezes apelidada por “Dra. Brinquedos” pelas estratégias e recursos lúdico terapêuticos que levam a alterações significativas nos comportamentos, no entendimento das emoções, na elaboração do processo linguístico significativo… e na reconstrução e alteração de crenças rígidas e impeditivas para um caminhar saudável e harmonioso… É este o meu/nosso foco… desenhar sorrisos… promover aprendizagens, permitir sonhar… a quem, muitas vezes, é roubado este direito, pelas inflexibilidades de terceiros.

O mais importante para os pais e para os técnicos é potencializar os pontos fortes destas crianças, em lugar dos pontos fracos e potencializar as competências em detrimento das fragilidades, identificando as barreiras ao desenvolvimento e eliminá-las; assim como identificar os facilitadores para reforça-los.

Este processo de observação, avaliação, intervenção e reavaliação, permite à equipe transdisciplinar incluir a cooperação dos pais e o acompanhamento destes, através de um trabalho complementar efetuado em casa e em clínica; o desenvolvimento de ações e estratégias adaptativas, visando a flexibilidade das práticas e dos objetivos e conteúdos que se querem desenvolver e ver atingidos utilizando uma relação proximal baseada na empatia, na assertividade, na afetividade e clareza das informações é assim uma realidade e o objetivo maior.

O ambiente de apoio que se desenvolve, de entreajuda através da cooperação de todos os intervenientes é fundamental, assim como o reconhecimento da importância de um trabalho conjunto visando o sucesso do todo. Estas experiências positivas proporcionam a todos os envolvidos uma oportunidade de crescimento social e emocional, nomeadamente nas crianças e famílias com autistas!