INCLUSÃO

INCLUSÃO

Olha só esta notícia!

CINEMAS

Uma grande rede de salas de cinema anunciou a intenção de abertura de salas de exibição totalmente preparadas para receber o público da comunidade do Autismo. Serão salas especiais onde serão pensada as melhores manobras para que a pessoa autista sinta-se o mais à vontade possível e possa desfrutar do seu tempo ali com a maior qualidade. Foram pensados esquemas de luzes e som diferenciados, poltronas sensoriais, cores mais atraentes para esse público, diminuição do brilho da tela se for o caso e até mesmo assistentes especializados para atender os casos mais específicos enquanto o filme é exibido. A ideia é que a pessoa autista e seus familiares possam escolher entre as salas de exibição padrão e essas salas preparadas para atender essas demandas específicas.

E vocês, o que acharam dessa ideia? Gostaram dessa nova opção?

PARQUES

No mesmo sentido do grupo de entretenimento cinematográfico, agora é a vez de um grande parque que fica no Estado de Santa Catarina planejar um espaço totalmente novo, com brinquedos e ambiente pensados para a melhor experiência de toda a comunidade do Autismo. Agora, além do grande parque que o grupo já possui, onde inclusive as crianças autistas não pagam ingresso, as famílias e os próprios autistas poderão escolher mais essa opção de diversão.

Mais uma empresa pensando na verdadeira inclusão. Aprovam?

Pois é, pessoal! Pensar em manobras específicas para públicos específicos também é uma maneira de incluir. Óbvio que todas as salas de cinema ou parques, só para citar o exemplo fictício acima, têm que ser totalmente preparados para atender a todos os públicos, mas uma coisa não se opõe à outra. Criar esses ambientes não quer dizer que a partir daquele momento os parques ou cinemas poderão passar a rejeitar o acesso das pessoas Autistas nesses locais. Inclusive tem a Constituição que já garante esse direito. Então, a palavra-chave aqui é "opção", e nunca ter mais opções será pior do que o contrário.

Na educação não é diferente, logo, indo ao encontro dessa linha de pensamento, a escola especializada não rivaliza com a escola regular. Todos os ambientes devem ser inclusivos, e é papel do Estado fazer com que de fato sejam. A instituição da escola especializada pelo Estado não dá o direito de qualquer outra escola negar a matrícula por não ser suficientemente inclusiva. Novamente, a nossa Constituição já garante isso.

Opção, essa é a questão!


Fábio Cordeiro
Presidente da ONDA-Autismo