DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DIA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Por Thais Caroline Pereira
Terapeuta Ocupacional.
Conselho dos Profissionais


Para iniciar a escrita deste texto, pesquisei sobre a data referida à deficiência intelectual.

De repente, me peguei refletindo sobre “Por que tem que ter uma data como esta?”

Muitas podem ser as respostas, mas o fato é que se trata de pessoas vulneráveis, as quais, em muitos casos, não são capazes de responderem por si mesmas, sendo necessário trazer o olhar da sociedade sobre si, em sua proteção.

O Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais, em sua quinta revisão (DSM V) define a deficiência intelectual como uma condição clínica caracterizada por limitações evidentes no funcionamento intelectual e no comportamento adaptativo, este último expresso como habilidades adaptativas conceituais (ex. linguagem receptiva e expressiva, leitura e escrita, raciocínio matemático, memória), sociais (ex. interpessoal, responsabilidade, autoestima, seguir regras, obedecer a leis, credibilidade) e práticas (ex. atividades de vida diárias, como comer, usar o banheiro, vestir-se, controlar os esfíncteres; e instrumentais da vida diária, como preparar refeições, cuidar da casa, tomar remédios, lidar com o dinheiro, usar telefone, fazer compras) e as limitações devem estar presentes antes dos 18 anos de idade. Deve ser diagnosticada após os 5 anos, quando é possível mensurar a inteligência por meio de testes de QI. Antes disso, o termo bastante utilizado, apesar de muito controverso, é o atraso no desenvolvimento neuropsicomotor. Uma pontuação do quociente de inteligência (QI) abaixo de 68 na escala de Standford-Binet ou abaixo de 70 no teste de Wechsler define a presença de disfunção intelectual.

Em sua prevalência, há uma relação substancial com a condição socioeconômica da família e do país. Em relação àquela, podemos aqui considerar o nível de escolaridade da mãe, de modo a considerar sua habilidade em se atentar para as dificuldades manifestas no desenvolvimento dos seu filho de modo a procurar atendimento especializado o mais precocemente possível, bem como, se apresentar condições para estimular o desenvolvimento do seu filho. Em relação ao nível socioeconômico do país, está implicado o saneamento básico, o qual tem grande influência sobre a ocorrência da deficiência intelectual.

Sendo observado que seu filho não acompanha o desenvolvimento dos seus pares, ou seja, de crianças com a mesma idade, procure o médico pediatra! O tratamento pode envolver profissionais das áreas de psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicopedagogia, entre outras.

Lembre-se: quanto antes iniciar o tratamento, melhores as condições de uma vida funcional na fase adulta, dentro das suas possibilidades de evolução!

Com muito carinho.