Depoimentos de pessoas que participaram da primeira sessão de cinema do Projeto TEAtender no cinema da Onda–Autismo em parceria com Minas Shopping e Cineart, em Belo Horizonte – MG.

Depoimentos de pessoas que participaram da primeira sessão de cinema do Projeto TEAtender no cinema da Onda–Autismo em parceria com Minas Shopping e Cineart, em Belo Horizonte – MG

Por ONDA-Autismo

“Boa tarde, sou Katty Cristina, Conselheira da Onda por Ribeirão das Neves, mãe de dois adolescentes autistas e esposa de autista. Sábado fui com os três na primeira sessão do projeto TEATENDER no cinema. Foi muito bom !

Fomos muito bem recebidos. A exibição teve som e iluminação bem apropriados, a acolhida dos conselhos foi maravilhosa.
Meus filhos que não aguentam muita gente e lugares fechados ficaram super à vontade."
Katty Cristina - Conselheira da ONDA-Autismo por Ribeirão das Neves

“Eu, Lucineide, sou mãe do Lucas um adolescente de 17 anos com autismo, venho relatar sobre o evento realizado no Cineart por meio do TEAtender sobre a importância de eventos como esse para nossos filhos com TEA, pois, na sua maioria, os autistas sofrem dentro do espectro de intolerância a barulhos, luzes, enfim. Eventos assim nos permitem, enquanto família, poder oferecer um pouco de lazer para nossos filhos que, na maioria das vezes, são excluídos pela intolerância social. Nesse momento, sentimo-nos confortáveis e acolhidos. Fiquei muito emocionada em ver os meninos podendo ser livres para serem do jeito que são, pais aliviados por não precisarem conter gritos e esteriotipias dos filhos. Enfim, quero agradecer à Grazy e a todos os envolvidos nesse lindo projeto que só tem a agregar a famílias tão carentes de amor, paciência e compreensão por parte da sociedade. Meu muito obrigada! Por mais projetos assim.”

Lucineide Alves de Oliveira do Nascimento.

”Que previlégio passar por aqui para compartilhar minha experiência como autista, Conselheira e mãe atipica. O Projeto TEATENDER nos trouxe uma experiência única, com a qualidade e a praticidade da localização. A recepção o acolhimento, a qualidade e o atendimento proporcionados por meio da organização da equipe Onda, Minas Shopping e equipe Cineart, sendo exepcionais e prestativos no atendimento às familias e às nossas crianças atípicas.

A Escolha do Filme Encanto, que prendeu a atenção das crianças, trouxe uma chuva de emoções e reações boas aos nossos pequeninos, como entusiasmo, alegria, euforia e gratidão. Já que muitas delas tiveram a primeira oportunidade de assistir a um filme no cinema, trabalharam-se a interação social, a comunicação, a reação e os sentimentos.

Para mim, como atípica adulta e mãe, foi um momento único e mágico que pude vivenciar com a minha pequena Sarah Rebeca de 4 aninhos, a qual saiu, após a sessão supercomunicativa, fazendo-me perguntas sobre as cenas que mais lhe chamaram a atenção. E momentos assim não têm preço, ficam guardados em nossa memória. Ver os olhos de uma criança brilhar, um sorriso largo de gratidão e saltitante de alegria, para nós, pais atípicos, são momentos únicos.

Obrigada, Cineart, Minas Shopping e Onda Autismo, por nos proporcionarem algo tão especial, marcante e único. Viva a Inclusão!”

Natália Alves dos Santos Guimarães
Conselheira Municipal ONDA-Autismo em Ribeirão das Neves – MG



“Primeiramente, a ação e a abordagem dos Conselheiros da ONDA lá no Hall do cinema, com vigor, foram animada e cheia de disposição. Parabéns a todos.

Gostei muito de conhecer todos, também o Shopping e o Cinema que nos deixaram à vontade e com todo auxílio. Gostei muito da iniciativa, muito inclusiva e com muito Amor.”

Matheus Henrique – Conselho dos Autistas ONDA-Autismo